Tendinite do joelho
Uma das doenças que pode ser desenvolvida devido aos novos hábitos cotidianos da população, como o excesso de atividades ou longos períodos na mesma posição é a tendinite.
Caracterizada por uma dor crônica ou aguda e espessamento dos tendões, a doença é um processo inflamatório que acomete o tendão, estrutura fibrosa, muito semelhante a uma corda, que une o músculo ao osso.
A inflamação apresenta sintomas com a presença de dor e inchaço, podendo acontecer em qualquer parte do corpo, porém, é mais comum no ombro, nos cotovelos, punhos, joelhos e tornozelos.
O tendão é responsável por ajudar na contração do músculo, sendo assim um conjunto de fibras à base de colágeno que liga o osso e o músculo. Ao aparecer a tendinite, o colágeno encontra-se desordenado, com proliferação e irritação crônica do tecido.
A causa para a tendinite geralmente está ligada ao uso excessivo dos tendões e ocorre principalmente em pessoas que executam atividades em computadores ou que atuam em exercícios repetitivos.
Não sendo tão rígido como o osso e nem muito elástico como o músculo, o tendão, quando sobrecarregado, se torna a estrutura que geralmente mais se compromete e sofre.
Os sintomas para tendinite são dores que pioram com o movimento, podendo acarretar em uma diminuição de força e em alguns casos causar atrofia muscular e na maioria das ocorrências inchaço local, dores no local afetado, podendo irradiar para toda a musculatura ao redor causando espasmos de proteção e fadiga com sensação de peso, além da presença de calor e vermelhidão.
Ao procurar ajuda de especialistas, é solicitado o exame de imagem para avaliar o grau de inflamação e eliminar outras possíveis causas da dor.
O uso de gelo em fase imediata e compressas quentes em fase mais crônica podem ser indicadas para diminuir a dor e inflamação. Em determinados casos, pode-se receitar medicamentos anti-inflamatórios para combater a dor. Entretanto, a principal alternativa para o tratamento seriam as técnicas de alívio da dor, inflamação, exercícios de flexibilidade e fortalecimento utilizadas em Fisioterapia.
O que é?
As tendinites ou tendinopatias são definidas como uma inflamação ou doença que acomete os tendões (estruturas fibrosas localizadas entre o músculos e o ossos). Dentre os principais tendões acometidos da região do joelho, podemos citar o tendão patelar, poplíteo e dos músculos da pata de ganso. Esse tipo de tendinite é comum em atletas que praticam esportes como basquete, vôlei, futebol e atletismo. O nome popular pelo qual também é chamada, “joelho do saltador”, refere-se ao acometimento da doença que é, sobretudo, em atletas que fazem saltos repetitivos.
Causas
As tendinopatias costumam ocorrer devido ao excesso de uso de um músculo por tempo prolongado, ou por carga excessiva. Por isso, os atletas são os mais afetados, em virtude do uso excessivo do tendão do joelho para saltar e correr, por exemplo. Mas a tendinite também pode ocorrer em outros pacientes, como os idosos, em consequência do desgaste progressivo da articulação. Muitas vezes, pacientes apresentam alterações do alinhamento dos membros inferiores, o que pode potencializar esta sobrecarga.
A tendinite do joelho pode ser dividida em três fases:
– Primeira: marcada pela presença de desconforto logo após a realização de alguma atividade. Nesse caso, o indivíduo consegue concluir o seu treino, apesar do desconforto e não existem alterações anatômicas. Em muitos casos, essa fase é ignorada porque o paciente pensa se tratar, apenas, de uma fadiga e isso se converte em risco.
– Segunda: o indivíduo já sente a dor no início da atividade e surge um inchaço no tendão.
– Terceira: trata-se de um quadro mais crônico, uma vez que as fibras do tendão são alteradas e surge um processo inflamatório na região. Dependendo do caso, o paciente deverá abandonar a prática desportiva.
Sintomas
Dentre os principais sintomas podem ser inclusos, além da dor característica, a hipersensibilidade no tendão, o inchaço e a sensação de rigidez do joelho, assim como as dificuldades de mobilidade da região. Os sintomas podem piorar com movimentos anormais e aumento das atividades. No tendão patelar os sintomas aparecem na região inferior da patela. Já no tendão do músculo poplíteo, a dor se apresenta atrás do joelho. Na tendinite de pata-de-ganso, a dor é localizada no lado de dentro do joelho.
Diagnóstico e exames
O diagnóstico é feito por meio de um exame físico com o objetivo de avaliar a dor, sobrecarga e sensibilidade no tendão. O examinador pode pedir para o paciente correr, saltar ou agachar para avaliar a dor durante a função. Exames como ultrassonografia (US) e ressonância magnética (RM) poderão ser feitos em casos não-responsivos ao tratamento conservador.
Tendinite tratamento
O tratamento tem o intuito inicial de diminuir a dor e inflamação, além de restaurar a função do músculo e a biomecânica do membro inferior. A utilização do laser como eletrotermofototerapia associada a exercícios excêntricos podem ter papel importante na melhora da dor e na prevenção de futuras lesões no mesmo tendão. O acompanhamento médico é indispensável ao tratamento, o paciente nunca deve se automedicar, mas seguir as orientações feitas pelo especialista que avaliou o seu quadro.
Fonte: Instituto Trata Quadril e Joelho
Fonte: Instituto Trata Quadril e Joelho
Nenhum comentário:
Postar um comentário