terça-feira, 18 de julho de 2017


PALMILHAS EM CALÇADOS DE SEGURANÇA: FUNCIONA?
Na grande maioria dos países do mundo, órgãos governamentais regulam ambientes produtivos que precisam de cuidados especiais para a execução do trabalho. Um desses exemplos é o setor da indústria que, no Brasil, tem suas normas estabelecidas pelo Ministério do Trabalho e – em alguns casos – também o da Saúde.


Resultado disso, é exigido aos trabalhadores de tais ambientes o uso de vestuário de segurança, incluindo os sapatos. Inquietos pelo número limitado de informações no mundo sobre a eficiência de palmilhas personalizadas nestes casos, pesquisadores da cidade de Bologna (Itália) e San Marino resolveram investigar a questão.

Na Itália, 700 mil lesões em ambiente de trabalho são reportadas todo ano em uma população de 60 milhões de pessoas. De acordo com o Instituto Italiano de Segurança no Trabalho, 15% desses problemas afetam os pés e tornozelos.
No estudo italiano, 17 trabalhadores de uma fábrica metalúrgica foram selecionados e clinicamente examinados para a confecção personalizada de 34 palmilhas. Todas seguindo os padrões de cada paciente e as normas dos calçados de segurança.
Em um teste cego com outros dois tipos de palmilha padronizadas de fábrica, as palmilhas personalizadas apresentaram os melhores resultados na execução de sete atividades motoras diferentes. Elas foram responsáveis por uma distribuição mais uniforme da pressão plantar.
A utilização das palmilhas personalizadas, em um quadro geral, mostrou-se uma solução efetiva para a redução de picos de pressão e uma realocação efetiva da força aplicada na região plantar dos pés. No entanto, o estudo chama a atenção para a necessidade de se repensar a ergonomia e o design dos próprios calçados de segurança para mais conforto e resultados no ambiente de trabalho.
Referência: Caravaggi Paolo, Giangrande Alessia, Lullini Giada, Padula Giuseppe, Berti Lisa, Leardini Alberto.In shoe pressure measurements during different motor tasks while wearing safety shoes: the effect of custom made insoles vs.prefabricated and off-the-shelf.Gait and Posture http://dx.doi.org/10.1016/j.gaitpost.2016.09.013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Baropodometria e palmilhas personalizadas na melhora da pisada e corrida. Você sabia que atualmente pacientes com doenças orto...